96/365 – Titanic

tumblr_n00tlrpouq1qcytrro4_500

Escrito, dirigido, produzido e editado pelo James Cameron, esse filmão da porra completa 20 anos em 2017.
Tava querendo assistir um filme com gostinho de zona de conforto. Titanic é a minha primeira lembrança de ver um filme no cinema, no finado cine Grande Hotel em Caruaru e lembro de ter saído encantada naquela noite fria e chuvosa total condizente com o filme. E é engraçado porque desde 1997, quando eu tinha 8 anos, eu não assisti mais o filme inteiro e até hoje e as cenas ainda eram muito vivas na minha memória. De cenas, à detalhes à falas.
Eu nivelei romance por Titanic, com uma protagonista forte e marcante. Me frustrei a assistir outros romances e não encontrar nenhuma Rose. Busquei romance em que entre o casal houvesse respeito e liberdade mútua. Encontrei em La La Land, aquele outro filmão da porra com 19 anos de diferença.
Eu acho o roteiro tão fechadinho, tão bonitinho. Os lugares importantes como a proa do navio onde acontecem três grandes momentos entre eles: se conhecer, reatar pós perceber a pobreza de espírito dos ricos que lhe cercavam e fazem a cena mais icônica do filme de “estou voando, Jack” e onde afundam. As dicas de roteiro do começo que mostram que não foram aleatórios e são revisitadas depois como o teste de memória dos passos da Rose que levou ela a encontrar onde Jack estava preso ou os momentos de despertar da Rose observando pessoas do começo ao fim.
Não há dúvidas de que para a história Jack significou vida pra Rose quando tudo tava morto; pra se descobrir forte, dona de si, capaz de fazer as próprias escolhas, que é ressaltado no fim quando ela diz que Jack a salvou de todas as formas que é possível alguém ser salvo. E à caminho do fim, o filme mostra retratos das conquistas de Rose, das promessas e aprendizados que Jack lhe proporcionou.
Uma das minhas protagonistas favoritas, com certeza. Melhor casal.

★★★★★

Deixe um comentário

