Dia Internacional de Luta da Mulher

blind6

Eu não sei as outras mulheres, mas eu acho o dia 08/03 EXTREMAMENTE cansativo. Trabalhar no meio publicitário produzindo conteúdo que você sabe que é o que as pessoas esperam, mas não é aquela mensagem que você queria passar é conflitante, cansativa e frustrante. Reproduzimos aquele esteriótipo de rosa, flores e corações como se ser mulher só se ativesse a isso. Qualquer mensagem de cunho mais feminista, é exagerada e “não vai ser entendida”.

Pior que vivo em meio a pessoas que repudiam o “feminismo demais”, então as mensagens rosas e brilhantes, os elogios no dia, as rosas e chocolates ganhados são suficientes.

“Direitos iguais, sim, mas aquela mulher com pelo embaixo do braço, eca.” É o que escuto muito.

Precisamos, ainda, ouvir de homem abusivo o ano inteiro um “Feliz dia da mulher”. Daquele homem que faz piada com mulher; que se cala com a piada do amigo em prol do ‘broderismo’; daquele homem que te dá um “feliz dia da mulher” com ironia, daquele que repete que não precisava ter dia de nada e ignora o contexto de luta; daquele que trai, silencia e maltrata a companheira, etc.

Perceptível o cansaço? Eu tô exausta.

Passei o dia com a imagem de Ensaio sobre a cegueira (Fernando Meirelles, 2008 adaptado do livro de José Saramago), pós o estupro que as mulheres se unem pra cuidar de uma das mulheres estupradas. Tanto no livro quanto no filme, foi uma imagem muito marcante pra mim porque ali eu pude ver o significado de sororidade. E é isso que precisamos no nosso dia de luta. Apesar do cansaço, precisamos nos manter unidas, dando apoio umas as outras, trocando informações entre nós de nosso progresso e bem-estar e nos cuidando porque é só nós por nós. Tal como a cena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s