59/365 – 20th Century Women

2017-02-16

Esse filme é daqueles confortáveis de ver. Me senti como se eu, uma estranha, tivesse sido convidada pra jantar pela Dorothea. Como ela fala de como ela gosta de conhecer e conversar com pessoas, me senti inclusa num jantar com os dela.

Amo essa pegada de filme que mostra o cotidiano e a vida se desenrolando lá fora. Existe uma guerra lá fora, mas também existe a minha vida acontecendo e tentando lidar com os acontecimentos da melhor forma que pode. Conciliando os conflitos internos com os externos.

Os diálogos são incríveis:

“Olha, perguntar se você é feliz é uma ótima forma de ficar deprimido.”

***

“Essa é a parte difícil e acontece assim: tem um momento difícil e logo depois, tudo fica melhor. E depois fica difícil de novo, mas vamos deixar isso de lado” – (acompanhado de uma risada triste sua e das personagens da cena).

****

“- Metade das vezes eu me arrependo.
– Então por que você faz isso?
– Por que metade das vezes, eu não me arrependo.”


****

São tipos de diálogos e questionamentos de coisas que acontecem naturalmente na nossa vida, a gente já se deu conta, mas quando encontramos alguém falando da mesma coisa bate a conexão.

Adorei o entrelaçamento das vidas dessas mulheres da década de 20, de gerações diferentes sendo trançado com questões sobre maternidade. E terminei o filme sem querer me despedir das personagens.

As atuações, que incríveis. Me senti apaixonada por cada uma dessas mulheres. Apaixonada, não, conectada falsamente, diria a Julie, talvez. Annette Bening, Greta Gerwig e Elle Fanning, Dorothea, Abbie, Julie, que mulheres.

O porquê de ter sido ignorado no Oscar é uma coisa que não tá entrando na minha cabeça.

★★★★★

Uma resposta para “59/365 – 20th Century Women

Deixe um comentário

