Feliz ano novo.

Pós a defesa do tcc, os questionamentos de todos pra mim é sobre como eu me sinto agora que finalmente defendi. Sempre deixei claro para todos o quanto o processo monográfico foi doído e traumático, então é compreensível a pergunta. Mas mesmo depois da defesa, eu não me sinto necessariamente aliviada – às vezes respondo que estou, sim, porque é isso que me parece que as pessoas querem ouvir. Mas não estou de todo. Não sei se a ficha não caiu  que os momentos de pesadelo em estar presa àquele projeto finalmente acabaram. Ou (o que me assusta um tanto) é saber que, no fim das contas, nada vai mudar.
Não consegui não ficar repassando todo o tempo toda a minha trajetória educacional. A minha dificuldade em aprender, o quanto me sentia burra e o quanto esse sentimento se potencializou durante a universidade. Foram 8 anos de sentimento de inferioridade e incapacidade, de não-adequação ao lugar e ao nível universitário.
Lendo um blog de uma artista desde a sua adolescência e o desenrolo da vida educacional dela, percebo o quanto falhei no meu foco e o quanto faltou na minha educação, o quanto não tive a educação que sempre quis e o quanto estou longe de ter.
Não imagino que alguém entenda, porque imagino que esperam que quando adultos, as pessoas já tenham superado tudo isso.
Não sinto alívio, sinto confusão. Esperei por muito tempo sentir alívio, então é frustrante, oh hell, como é frustrante. Talvez o alívio só possa vir, por fim, quando eu me sentir totalmente desvinculada da universidade e poder ver que consegui concluir algo que jamais imaginei que conseguiria. Ou vai ver, só esperar assentar os dias e esperar pelos dias que seguem.
Junto ao aniversário, como bem lembrando por alguns, ressalto: feliz ano novo pra mim, que seja feliz, de fato.
Deixe um comentário

