Resenha: Julie & Julia (filme e livro)

Terminei a leitura do livro e constatei que esse é um dos casos de quando o filme supera o livro.

Não que o livro seja ruim, não é.  A leitura é fácil e rápida e o livro não é longo. Julie Powell escreve com um humor e uma graça interessante, mas por vezes enrola e se repete, o que acaba tornando o livro em algo um pouco tedioso. – Mas claro, considerando apenas um lado em que o filme foi baseado, que é no livro da Julie, e não no da Julia Child, o Minha vida na França.

A comida parece bem mais interessante no filme. Sério. Muito sério. As narrações do livro faz as comidas e a cozinha parecerem um tanto quanto nojentas – quando ela fala de sangue de diversas carnes manchadas na cozinha, ou do preparo de miolos e até mesmo de quando ela e o Eric encontraram larvas na pia…De tirar a fome.

E sempre que vejo esse filme – já vi 3 vezes, bom pra aqueles dias em tudo dá errado e você precisa de algo leve pra pensar que tudo vai dar certo – , penso que não há nada que a Meryl Streep não possa fazer. Um rápido pulo no youtube mostra como ela virou a própria Julia Child. É fantástica a atuação e divertidíssima. E achei a Julie da Amy Adams mais fofa que a original. Aliás, fofíssima como sempre.

Quero uma miniatura da Amy Adams pra colocar na minha estante perto dos meus poucos livros de culinária, rs.

Em relação à crítica da Julia à Julie, acho bem compreensível, levando em conta que ela tinha 90 anos e a linguagem da Julie no blog era totalmente de outra época – e recheada de palavrões.

Adoro os detalhes (o Paul fazendo o gabarito de panelas <3, por exemplo), os cortes sutis, a trilha, e as risadas mescladas de leves lágrimas que esse filme me traz.

Não canso de ver esse filme. Não mesmo. Mas o livro não leria novamente. Fico com a adaptação linda da Nora Ephron.

Ps.: Só senti falta da menção à postagem da Julie em relação à morte da Julia alguns anos depois do projeto. Mas não diminui nem um pouco a beleza do filme.

2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Keith has
read 2 book toward her goal of 12 books.
hide

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s